Pular para o conteúdo principal

Chrome OS, bomba na Microsoft. E para nós, muda algo?


A notícia de lançamento do Chrome OS deve estar chegando como uma bomba na Microsoft, o maior alvo do Google nesse lançamento.

A maioria dos netbooks por aí vem com o Windows XP, um sistema com 8 anos de uso. O Google fez uma plataforma totalmente voltada para web, sobre uma plataforma open-source e que vai rodar não somente nos procesadores x86 mas também nos processadores ARM. O Gooogle fez acordos de OEM com a HP, Acer, Asus e Dell.

O que o Google fez com o Chrome OS, basicamente foi fazer um sistema operacional sem ter que fazer um - bastando montar sua interface web sobre uma plataforma aberta já existente (o kernel Linux). De certa forma é um recado semelhante que passo ao mercado de mídia DOOH sobre software - buscar plataforma abertas e não re-inventar a roda com muito desenvolvimento proprietário, sobretudo se o objetivo primário da empresa não for ser uma empresa de software.

Naturalmente que esperamos uma resposta da Microsoft no Windows 7. Toda essa euforia foi relatada nos principais meios de comunicação técnico do mundo essa semana.

E para nós, isso tem algum impacto? O Chrome OS pode mudar alguma coisa para nossas operações? Vamos olhar além da euforia e entender por que o Chrome OS não terá nenhum impacto como sistema operacional para Digital Signage Players:

- O Chrome na verdade não é um novo sistema operacional, mas sim o browser Chrome funcionando como interface de usuário sobre o Linux. Algumas distribuições como Moblin (moblin.org) já vem fazendo isso faz algum tempo.

- Não há vantagens financeiras para os operadores de redes. Se você já utiliza um software que funciona com Linux, o custo do sistema operacional será grátis em ambos os casos.

- O principal alvo do Chrome OS serão os netbooks através de parcerias OEM. Tipicamente as placas de vídeo de netbooks são bastante restritas, ao contrário, por exemplo, do que acontece com os nettops.

- Todas as aplicações vão rodar na internet e portanto não será possível instalar uma aplicação local que utilize recursos do PC.

Resumindo, acredito que o Chrome OS será totalmente inadequado como um sistema operacional para Digital Signage.

Nesse sentido, como um desenvolvedor, minha atenção estaria bem mais voltada a suporte para o Windows 7.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  🚀 A RZK Digital implementa modelo de referência em medição anônima de veículos para DOOH 📊 A RZK Digital , líder em inteligência de público e DOOH programático, acaba de lançar a funcionalidade de detecção de veículos em suas telas próximas a avenidas.    A RZK utilizará sensores de visão computacional anônimos da empresa francesa Quividi para contar veículos e seu tempo de permanência em frente as telas em tempo real. A tecnologia permite que os anunciantes na rede da RZK se beneficiem do que as entidades globais de publicidade out-of-home apontam como a próxima evolução na medição de impactos DOOH.  Atualmente a RZK já utiliza esse tipo de sensores anônimos para a medição de público em seus terminais e shoppings, a nova capacidade de medir veículos em tempo real agrega na cobertura de milhares de impactos gerados que antes não eram contabilizados.  Localidades como o Terminal Água Espraiada são considerados de pouco movimento quando comparado a outros m...
  🚀 Navigating the Transformative Landscape of DOOH Metrics 🚀 In the dynamic realm of advertising, change is the constant, but the recent surge in Digital Out-of-Home (DOOH) metrics evolution has been nothing short of revolutionary. A mere few years have witnessed more transformation than the previous two decades combined. The shift from siloed DOOH purchases to seamless integration into omnichannel strategies has been a game-changer. As the industry embraces this shift, a new value proposition fueled by data and metrics emerges as the driving force. For advertisers and publishers alike, this transition brings about exciting opportunities and intriguing challenges. After 20 years as a DOOH industry pioneer and now acting as head of ad-tech for RZK Digital, a DOOH publisher leading the way for digital transformation and pDOOH in Brazil, here are some of our learnings to contribute to this global discussion.   The fusion of DOOH into the omnichannel strategy necessitate...

Audiência Garantida, o que significa e por que é relevante para sua marca e para o DOOH?

Há quase 15 anos atrás me lembro de visitar um  DSE   em Las Vegas e me deparar pela primeira vez com sistemas de visão computacional para o mercado de digital signage. Havia a então novata francesa Quividi que acabara de inovar com   tecnologia de visão computacional anônima   e nessa feira trazia soluções de interatividade baseado em câmeras. No stand da Intel, sempre badalada nesses eventos, havia uma tecnologia similar chamada Cognovision. O que uma startup como a Quividi e uma líder mundial como a Intel nos apresentavam era a noção de que as marcas pagariam por audiências reais ao invés de audiências estimadas. Naquele momento essas tecnologias de medição de audiência ainda exigiam demais dos recursos computacionais e os projetos ficavam excepcionalmente caros até mesmo em redes pequenas ou de alto valor. Não a toa a Intel, que se beneficiaria da necessidade de CPUs mais poderosas, investia nessa visão. Mas a questão não era só essa, estávamos ainda nos primeiro...