Pular para o conteúdo principal

Audiência Garantida, o que significa e por que é relevante para sua marca e para o DOOH?


Há quase 15 anos atrás me lembro de visitar um DSE em Las Vegas e me deparar pela primeira vez com sistemas de visão computacional para o mercado de digital signage. Havia a então novata francesa Quividi que acabara de inovar com tecnologia de visão computacional anônima e nessa feira trazia soluções de interatividade baseado em câmeras. No stand da Intel, sempre badalada nesses eventos, havia uma tecnologia similar chamada Cognovision. O que uma startup como a Quividi e uma líder mundial como a Intel nos apresentavam era a noção de que as marcas pagariam por audiências reais ao invés de audiências estimadas.

Naquele momento essas tecnologias de medição de audiência ainda exigiam demais dos recursos computacionais e os projetos ficavam excepcionalmente caros até mesmo em redes pequenas ou de alto valor. Não a toa a Intel, que se beneficiaria da necessidade de CPUs mais poderosas, investia nessa visão. Mas a questão não era só essa, estávamos ainda nos primeiros anos do DOOH e os operadores de redes não queriam abrir suas audiências REAIS frente aos números estimados muito maiores que sempre utilizaram.

Mas a indústria amadureceu. O DOOH, que há 20 anos cresce acima da média dos outros meios, se tornou uma verdadeira potência e indispensável no mídia mix das marcas. Nesse período, recursos computacionais avançados tornaram-se mais acessivéis. Vimos o online superar a dominação da TV, sobretudo pois apresentou métricas e formas de acioná-las completamente novas e sem precedentes nas mídias tradicionais.

Além do mais, a recente pandemia trouxe a necessidade de repensar a forma como a mídia é apresentada e comercializada. Modelagens de circulação pré-pandemia, por exemplo, certamente não refletem os atuais volumes ou as novas dinâmicas de movimentação fora de casa das pessoas.

Em recente debate no comitê de métricas da ABOOH, o tema foi trazido a tona em uma apresentação do MapaOOH. Uma das questões fundamentais para a continuada expansão da indústria diz respeito a transparência e credibilidade de métricas, visto que mesmo o significado detalhado do termo “impacto” não é inteiramente compreendido por vendedores e anunciantes. Empresas que entregam dados de fluxo estimado como sinônimo de impactos estão em um lado do espectro, com números geralmente inflacionados, e no outro lado as que usam variadas tecnologias de modelagem (como VAC) e medição (como visão computacional ou wifi) por vezes apresentam números de impactos subestimados, pois as tecnologias invariavelmente têm limitações de cobertura e captação. O resultado é que duas empresas com painéis em localidades com a circulação idêntica ou muito similar, podem apresentar dados bastante diferentes sobre impactos. Nem sempre o número maior no menor CPM é realmente garantido de oferecer a melhor audiência. Muitas vezes simplesmente se referem a medidas diferentes.

A RZK Digital, com painéis de LED oferecendo cobertura completa em 10 terminais de ônibus urbanos de alto fluxo em São Paulo, e expansão iniciada para mais de 30 novos terminais, oferece, para as marcas que anunciarem na Black Friday e adquirirem pacotes para a expansão, impactos garantidos em tempo-real e transparência completa a partir da utilização de sistemas de visão computacional anônimos como sua ferramenta primária de medição de audiência.

Essa capacidade possibilita ROI extraordinário para as marcas, ampliando as possibilidades criativas. Envolve:

- Impactos precisos: Somente pessoas que efetivamente visitaram os terminais no momento da veiculação das campanhas são contabilizadas.

- Entrega confiável da campanha: Os números de impactos contratados são entregues de maneira garantida com uma margem de +/- 10%. Se estiver na parte baixa desse limiar, a RZK bonifica a diferença para o anunciante para a semana seguinte ou veiculação futura.

- Full Metrics: Para muito além de impactos e inserções, a RZK entrega um conjunto completo de métricas omnichannel que inclui audiência líquida, visualizações concluídas, alcance e frequência.

- Ambientes com elevada fatia de voz: O Grupo RZK opera a publicidade nos terminais, o que cria um ambiente “brand-safe” para a veiculação.

- Direto ou programático: Conectada as principais DSPs globais, o modelo é oferecido por canais programáticos ou por venda direta, sempre com apoio das equipes comerciais e de dados da RZK.

Nesses ambientes offline e brand-safe, a RZK oferece métricas essenciais com capacidades de otimização do mundo online. Mais de 50 marcas líderes nacionais desde varejo, streaming, serviços financeiros ou operadoras de telecomunicações anunciaram na RZK no último ano. A partir de um significativo investimento em ad-tech, a RZK é pioneira em oferecer Full Metrics e audiências garantidas no Brasil. 

A entrega de audiência garantida é uma demanda do mercado para o crescimento do setor internacionalmente há mais de uma década. O Brasil se posiciona no caminho do protagonismo global no uso de tecnologia, métricas transparentes e privacidade para o DOOH.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Digital Out of Home a Primer - Seção 1 - Introdução e Fundamentos

Em abril do ano passado noticiamos a produção do DOOH Primer , documento elaborado pelas principais associações e entidades do setor de OOH nos Estados Unidos e nossa intenção em produzir uma versão em português do documento. O documento consolida os entendimentos mais atualizados globalmente sobre mídia exterior e o Digital Out of Home. Um setor que está em franca transformação digital com aumento significativo de sua relevância como meio de comunicação. Em resumidas palavras, o Primer é o documento indispensável para agências, compradores de mídia e operadores de rede que atuam no mercado DOOH. Está disponível para download mediante cadastro simples: https://www.brasooh.com.br/primer-dooh
  🚀 Navegando as Ondas Transformadoras das Métricas de DOOH 🚀   No dinâmico universo da publicidade, a constante é a mudança, mas os recentes avanços na evolução das métricas de Digital Out-of-Home (DOOH) tem sido uma verdadeira revolução. Nos últimos poucos anos testemunhamos mais transformações do que nas duas décadas anteriores combinadas. A mudança na forma de comprar DOOH em silos para uma integração dessas redes em estratégias omnichannel tem sido um divisor de águas. Enquanto a indústria abraça essa mudança, surge uma nova proposta de valor, impulsionada por dados e métricas.   Para anunciantes e publishers DOOH, essa transição traz oportunidades e desafios instigantes. Após 20 anos de pioneirismo na indústria DOOH e atualmente na posição de head de ad-tech na RZK Digital, um publisher DOOH na liderança da transformação digital e pDOOH no Brasil, aqui estão alguns dos nossos aprendizados recentes para contribuir com essa discussão global.   A fusão do DOOH com

O DOOH programático como meio premium em contextos omnichannel, impulsionado por dados e audiências segmentadas.

Na semana passada o IAB Australiano lançou sua versão atualizada do Attitudes to DOOH 2022 Report . O relatório apresenta resultados de uma pesquisa com 530 profissionais de publicidade entre agências, marcas e fornecedores de tecnologia desse país que é uma das principais referências da atualidade em DOOH programático (pDOOH). Nos fornece uma boa visão das tendências que rumam em nossa direção num prazo relativamente curto.   Algumas das principais estatísticas e conclusões: - 83% das agências já utilizaram pDOOH e 48% fazem uso regularmente. - Utilização de dados e segmentação, flexibilidade no formato de compra e relevância contextual dos ambientes foram os principais motivadores para utilizar pDOOH esse ano. - Impactar com ações diretas cresceu de 17% para 30% desde o relatório do ano anterior.   Em relação a métricas enxergamos que o DOOH está de fato inserido no contexto omnichannel ao compatibilizar seu sistema de métricas de maneira multiplataforma. Quando se trat