Pular para o conteúdo principal

Os mini-PCs que vão simplificar as instalações de mídia digital OOH

Citei mini-PCs recentemente, com a percepção que seus preços ainda não estão totalmente atrativos a fim de impactar significativamente no aumento da adoção aos sistemas de mídia digital ooh. No entanto, há diversos movimentos indicando que podemos não estar assim tão distantes e que até o final de 2009 já estaremos nessa realidade.

O lançamento do Intel Atom trouxe uma arquitetura com as seguintes importantes características para nossos projetos:

- desempenho para execução de vídeos com qualidade de DVD ou até 720p (com restrições de codecs)
- baixo consumo de energia e geração de calor
- compatível com placas no padrão mini-itx (17x17cm)
- o armazenamento de dados pode ser feito tanto em Hard Disk como em memória flash ou SD.
- baixo custo (estão quase lá..)

Traduzindo:

É possível utilizar essa plataforma para a maioria das aplicações, desde acoplar atrás de uma tela devido a seu tamanho reduzido, até um equipamento para mídia embarcada como ônibus e trens.

A pouca geração de calor elimina peças móveis e pouco confiáveis como ventoinhas e o PC suporta melhor nossas condições climáticas. A utilização de memórias do tipo flash permite suportar melhor a vibração do que os HDs convencionais.

Vale ressaltar que muito do sucesso dessa combinação depende de um envólucro ou gabinete adequado para aplicação. Por exemplo, uma aplicação para acoplamento a uma tela teria adaptadores no padrão VESA. Em mídia embarcada diversos outros fatores como proteção magnética, anti-vandalismo, maior ventilação, entre outras.

A restrição atual é se precisar executar mais de um canal (nesse caso vai precisar de outro equipamento), ou se a intenção for executar full HD (1080p). O chipset gráfico da Intel atende bem, mas em alguns testes que fiz com o pessoal da Ya Mogu, foram detectadas limitações no driver para exibir video no formato wmv e conseguimos bons resultados em 720p com Xvid e Divx. H.264 exigiu praticamente todo o processador e não se compatibilizou. Ou seja, o chipset é bom com restrições...

No Brasil algumas empresas montam mini-PCs específicos para Digital Signage e seu valor varia em torno de R$1000-3000 por unidade dependendo do volume e características da montagem. A Droid foi uma das pioneiras. Bem anterior ao lançamento do Atom já tinham plataformas miniaturizadas que colocaram a prova em uma das maiores redes de mídia digital OOH em operação no Brasil.

A Cortex foi provavelmente a primeira empresa exclusivamente de hardware que depositou considerável investimento e pesquisa ao mercado, com uma linha de produtos dedicada para mídia digital OOH, atendendo toda a variedade de aplicações discutidas acima.

A Samsung tem sua linha de monitores profissionais LFD com PC embutido, que apesar de não permitir ser desacoplado, atinge perfeitamente os objetivos almejados. A instalação fica muito simplificada sem precisar ter um PC separado de tela com seus requerimentos de espaço e cabeamento. É sem dúvida o primeiro monitor profissional com PC acoplado disponível diretamente no mercado brasileiro e com uma equipe local dedicada ao assunto.

Vale notar que tenho visto algumas instalações tanto no Brasil quanto no exterior utilizando o Asus EEE PC e todos parecem bem felizes com a escolha.

A novidade na foto acima é de quarta-feira, quando a Nvidia lançou um chipset gráfico compatível com o Intel Atom que deve resolver com boa parte dessas limitações sobre qualidade de exibição e estabilidade, permitindo exibir tranquilamente vídeo em HD. Originalmente foi elaborado para atingir mercados como o de Home Theatrer ou jogos por empresas como Acer e Asus, mas vai servir perfeitamente aos propósitos da mídia digital OOH. A idéia é que seu custo fique, em breve, abaixo dos $200 (EUA) sem o sistema operacional ou com Linux. A licença do Windows, quando uma versão "business" for instalada, vai acabar custando tanto quanto o brinquedo.

Meu interesse no assunto diz respeito ao fato de que os valores dos PCs vem diminuindo ao longo dos últimos 2-3 anos, mas que ainda é um grande fator para muitas empresas se preparando para iniciar ou expandir suas instalações. A medida que esses lançamentos cumpram suas promessas, podemos estar removendo mais uma barreira.

O plano B para algumas empresas tem sido o de utilizar Set-top-box como um dispositivo de playback. Normalmente esses equipamentos são de baixo custo e confiáveis, mas são relativamente limitados e difíceis de se programar. Essa nova onda será com plataformas x86 convencionais de PC, significando que terão bem menos restrições.

Bom final de semana!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Digital Out of Home a Primer - Seção 1 - Introdução e Fundamentos

Em abril do ano passado noticiamos a produção do DOOH Primer , documento elaborado pelas principais associações e entidades do setor de OOH nos Estados Unidos e nossa intenção em produzir uma versão em português do documento. O documento consolida os entendimentos mais atualizados globalmente sobre mídia exterior e o Digital Out of Home. Um setor que está em franca transformação digital com aumento significativo de sua relevância como meio de comunicação. Em resumidas palavras, o Primer é o documento indispensável para agências, compradores de mídia e operadores de rede que atuam no mercado DOOH. Está disponível para download mediante cadastro simples: https://www.brasooh.com.br/primer-dooh
  🚀 Navegando as Ondas Transformadoras das Métricas de DOOH 🚀   No dinâmico universo da publicidade, a constante é a mudança, mas os recentes avanços na evolução das métricas de Digital Out-of-Home (DOOH) tem sido uma verdadeira revolução. Nos últimos poucos anos testemunhamos mais transformações do que nas duas décadas anteriores combinadas. A mudança na forma de comprar DOOH em silos para uma integração dessas redes em estratégias omnichannel tem sido um divisor de águas. Enquanto a indústria abraça essa mudança, surge uma nova proposta de valor, impulsionada por dados e métricas.   Para anunciantes e publishers DOOH, essa transição traz oportunidades e desafios instigantes. Após 20 anos de pioneirismo na indústria DOOH e atualmente na posição de head de ad-tech na RZK Digital, um publisher DOOH na liderança da transformação digital e pDOOH no Brasil, aqui estão alguns dos nossos aprendizados recentes para contribuir com essa discussão global.   A fusão do DOOH com

O DOOH programático como meio premium em contextos omnichannel, impulsionado por dados e audiências segmentadas.

Na semana passada o IAB Australiano lançou sua versão atualizada do Attitudes to DOOH 2022 Report . O relatório apresenta resultados de uma pesquisa com 530 profissionais de publicidade entre agências, marcas e fornecedores de tecnologia desse país que é uma das principais referências da atualidade em DOOH programático (pDOOH). Nos fornece uma boa visão das tendências que rumam em nossa direção num prazo relativamente curto.   Algumas das principais estatísticas e conclusões: - 83% das agências já utilizaram pDOOH e 48% fazem uso regularmente. - Utilização de dados e segmentação, flexibilidade no formato de compra e relevância contextual dos ambientes foram os principais motivadores para utilizar pDOOH esse ano. - Impactar com ações diretas cresceu de 17% para 30% desde o relatório do ano anterior.   Em relação a métricas enxergamos que o DOOH está de fato inserido no contexto omnichannel ao compatibilizar seu sistema de métricas de maneira multiplataforma. Quando se trat