Pular para o conteúdo principal

Intel adquire a Cognovision


A Intel adquiriu recentemente a Canadense Cognovision - empresa especializada em sistemas de medição de audiência. O mais interessante, como o próprio nome da empresa sugere, é que os sistemas de medição são baseados em uma plataforma de visão computacional. A integração com o Digital Signage é bastante natural.

Em 2008 relatamos um prêmio conferido a uma solução de ponta de gôndola utilizando a tecnologia da Cognovision. Nesse caso a solução é utilizada para reconhecer o sexo e faixa etária de quem se posiciona em frente a tela. O sistema responde exibindo conteúdo feito para a característica de cada perfil de audiência.

Empreendedores passaram a vislumbrar um modelo comercial de anúncios pago por cada exibição do conteúdo. Seria algo análogo a um "pay per click" do universo online para o digital signage.

Modelos inovadores como esse certamente vão gerar muitas oportunidades. De imediato, a medida que expande nossa fatia no mercado publicitário, anunciantes passam a exigir cada vez mais credibilidade de nossas "métricas". Nesse caso a principal questão são os custos necessários na realização de diversas pesquisas pelos operadores de redes. Novas tecnologias auditadas "da caixa" vem como a solução para aqueles atrás dos grandes anunciantes.

Em linha gerais, métricas para digital signage dizem respeito a três níveis distintos:

- Comprovação de entrega dos anúncios
Requer sistemas de relatórios auditados ligado ao software, como os atualmente utilizados pela Elemidia e clientes da BroadSign.

- Comprovação de audiência
A OVAB (atual DPAA), estabeleceu uma definição para o termo "audiência" quando usado pelo digital signage. A questão é que não um processo formal de certificação, as empresas devem contratar suas respectivas empresas de pesquisa e apresentar sua metodologia. é que entra os sistemas de medição de audiência. O sistema da Cognivision é compatível com os o "Audience Metric Guidelines" da DPAA (OVAB).

- Retorno no investimento / objetivos
Não entraremos nesse tema hoje..

Para saber mais sobre métricas, recomendo esse paper..

Em Fevereiro de 2009 a Cognovision realizou uma primeira integração com uma plataforma de Digital Signage.

Na prática, sistemas dessa natureza ainda não decolaram, acredito, sobretudo devido aos custos elevados do software ou mesmo de caras câmeras especiais. As câmeras vem se solucionando a medida que webcams, com conjuntos óticos e captação de imagem cada vez mais decentes, passam a poder ser incorporadas em diversas situações de luminosidade.

A entrada da Intel certamente buscará a viabilização da mensalidade com projetos em larga escala. É de se esperar que tenhamos notícias nos próximos meses de projetos "showcases" dessa tecnologia.

A negociação foi por algum valor entre $17-25 milhões de USD, cifra relativamente baixa para a gigante Intel, acostumada com aquisições na ordem de algumas centenas de milhões. Conheço um dos principais executivos da Cognovision e sei que a empresa do subúrbio de Toronto investiu bastante para o desenvolvimento da tecnologia - ainda assim, acredito que é razoável dizer que essa é uma empresa que lucrou com o mercado de digital signage.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Digital Out of Home a Primer - Seção 1 - Introdução e Fundamentos

Em abril do ano passado noticiamos a produção do DOOH Primer , documento elaborado pelas principais associações e entidades do setor de OOH nos Estados Unidos e nossa intenção em produzir uma versão em português do documento. O documento consolida os entendimentos mais atualizados globalmente sobre mídia exterior e o Digital Out of Home. Um setor que está em franca transformação digital com aumento significativo de sua relevância como meio de comunicação. Em resumidas palavras, o Primer é o documento indispensável para agências, compradores de mídia e operadores de rede que atuam no mercado DOOH. Está disponível para download mediante cadastro simples: https://www.brasooh.com.br/primer-dooh
  🚀 Navegando as Ondas Transformadoras das Métricas de DOOH 🚀   No dinâmico universo da publicidade, a constante é a mudança, mas os recentes avanços na evolução das métricas de Digital Out-of-Home (DOOH) tem sido uma verdadeira revolução. Nos últimos poucos anos testemunhamos mais transformações do que nas duas décadas anteriores combinadas. A mudança na forma de comprar DOOH em silos para uma integração dessas redes em estratégias omnichannel tem sido um divisor de águas. Enquanto a indústria abraça essa mudança, surge uma nova proposta de valor, impulsionada por dados e métricas.   Para anunciantes e publishers DOOH, essa transição traz oportunidades e desafios instigantes. Após 20 anos de pioneirismo na indústria DOOH e atualmente na posição de head de ad-tech na RZK Digital, um publisher DOOH na liderança da transformação digital e pDOOH no Brasil, aqui estão alguns dos nossos aprendizados recentes para contribuir com essa discussão global.   A fusão do DOOH com

O DOOH programático como meio premium em contextos omnichannel, impulsionado por dados e audiências segmentadas.

Na semana passada o IAB Australiano lançou sua versão atualizada do Attitudes to DOOH 2022 Report . O relatório apresenta resultados de uma pesquisa com 530 profissionais de publicidade entre agências, marcas e fornecedores de tecnologia desse país que é uma das principais referências da atualidade em DOOH programático (pDOOH). Nos fornece uma boa visão das tendências que rumam em nossa direção num prazo relativamente curto.   Algumas das principais estatísticas e conclusões: - 83% das agências já utilizaram pDOOH e 48% fazem uso regularmente. - Utilização de dados e segmentação, flexibilidade no formato de compra e relevância contextual dos ambientes foram os principais motivadores para utilizar pDOOH esse ano. - Impactar com ações diretas cresceu de 17% para 30% desde o relatório do ano anterior.   Em relação a métricas enxergamos que o DOOH está de fato inserido no contexto omnichannel ao compatibilizar seu sistema de métricas de maneira multiplataforma. Quando se trat