Pular para o conteúdo principal

Inovação e medição no PDV conquistam DIGI-Award


Tendo acompanhado de perto o esforço da POPAI Brasil em desenvolver o estudo, em andamento, sobre “O Impacto da Sinalização Digital no Ponto-de-Venda (PDV)”, achei interessante comentar sobre o projeto nCap, da Artisan Complete; um sistema para a “ponta de gôndola” dotado de interatividade e algumas interessantes formas de medição. Em particular a solução é simples, no que diz respeito a seus componentes e custo. Acredito que em um futuro próximo veremos muitos projetos por aí com conceito similar.

O “DIGI Awards” vem se tornando um dos prêmios mais reconhecidos na indústria de Digital Signage ao longo dos últimos anos. Em 2008 foram 17 categorias, dando particular ênfase à inovação e criatividade em aplicações diversas, com algumas categorias também voltadas para premiar produtos. O Projeto da Artisan, Broadsign e Cognovision foi o vencedor na categoria “Product, Measuremet/Analytics” (Produto, Medição/Análise).

A nCAPSULE é um totem interativo, para ser colocado no PDV, programável remotamente via internet, oferecendo interatividade através de 5 botões e com um sistema de medição “visual” utilizando uma câmera de vídeo (webcam). Os sistemas utilizados são; uma tela LCD de 24” (na horizontal ou na vertical), software de Digital Signage da Broadsign e sistema de medição da Cognovision “Anonymous Impression Metric (AIM) technology” (Tecnologia de Medição Anônima de Impressões – no caso, uma “impressão” é relacionada a uma pessoa que olhou para a tela).

O sistema oferece 3 níveis de métrica para anunciantes:

- Relatório de comprovação de exibição: Os relatórios da Broadsign foram recentemente auditados por empresas como Nielsen e Arbitron, assegurando credibilidade aos relatórios do sistema

- Relatório de interações: Cada toque em um botão gera a execução de um conteúdo específico que também é registrado em relatório. Nesse caso, mais do que a exibição de um anúncio, é registrado o interesse de alguém no PDV no produto

- Número efetivo de impressões: O sistema da Cognovision contabiliza quantas pessoas olharam para a tela, seu tempo de exposição, assim como outras informações como sexo e, em breve, faixa etária.

A utilização do nCAPSULE trouxe percepções novas sobre o comportamento dos consumidores, em substituição parcial a outras pesquisas tipicamente realizadas com pessoal em campo. Segundo o Diretor da Artisan, Stephen Ghigliotty: “Substituímos pranchetas e equipes de campo com um fluxo contínuo, e anônimo, de informações valiosas que nos permitem personalizar o conteúdo conforme as campanhas são executadas, gerando resultados positivos tanto em vendas quanto na percepção das marcas envolvidas”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elemidia eleva o nível da discussão sobre métrica no Brasil

Ontem foi divulgado o resultado da auditoria da PricewaterhouseCoopers sobre o sistema de publicação da Elemídia . Esse é um importante passo não somente para a Elemidia como para toda a nossa indústria, ao elevar a discussão da métrica e confiabilidade dos sistemas de DOOH (Digital Out-of-Home). Ainda hoje algumas das principais empresas no segmento são sujeitas a fornecer "foto checking" ou outros métodos herdados de outros meios para comprovar a veiculação. Com a chancela de uma auditoria e toda a divulgação da Elemidia, elevamos a discussão junto aos anunciantes ao promover a credibilidade dos relatórios de exibição e torná-los o documento padrão . O efeito no médio-longo prazo será que os grandes compradores de mídia passarão a exigir esse nível de credibilidade de todos operadores de redes de mídia DOOH. Empresas como a Accent Health operam 12 mil clínicas no exterior. A Neo Advertising tem em torno de 150 mil telas na Europa e EUA. Imagine se houvesse a neces

Verifone compra operação de Taxis da Clearchannel

Destaque na 1a semana do ano foi a aquisição da operação de mídia em Taxis em New York da Clearchannel pela Verifone (NYSE:PAY). A gigante das transações eletrônicas abrange agora 90% dos taxis em NY, representando 300 mil viagens/dia. Ao final do ano passado a Verifone trouxe um executivo do segmento Digital-Out-of-Home, vindo da Danoo (incorporada em Julho pela RMG Networks ), para assumir o cargo de vice-presidente comercial de mídia para os EUA. O executivo passa a responder a Bulent Ozayaz, ex-gerente geral da operação de Wireless Business e relocado para o que eles chamam de "payment-enabled media", ou, buscando uma tradução para o portugûes, mídia em sistemas de pagamento online. Em resumo: - Termos financeiros da operação não foram revelados. - Segundo a Verifone: "Sistemas de conteúdo digital em Taxis estão posicionados para se tornarem um dos mais inovadores pontos de publicidade, a medida que gastos publicitários movem das mídias tradicionais para online

JCDecaux em Heathrow e as telas sequenciais

Recentemente escrevi a respeito da pesquisa EyeTracker realizada pela JCDecaux . Embasado nesses resultados, instalaram um projeto no Terminal 5 do aeroporto internacional de Londres (Heathrow) denominado "The Runway". O terminal é conhecido por ser praticamente um shopping de luxo, exibindo marcas como Prada, Bulgari e Tiffany . As 40 telas foram posicionadas no teto e colocadas na vertical. A inovação fica por conta das telas sequenciais, que segundo a pesquisa permite a melhor assimilação das mensagens. O conteúdo será vendido em campanhas de 2 semanas e voltadas para as marcas de luxo como moda, perfumes, joías, viagens de luxo entre outros. Segue o texto em inglês ( o termo saccadic diz respeito exatamente a essa forma de movimentação rápida dos olhos ): Eyetracker – sequential viewing research A key finding is that people on the move look around in a non-linear way, with their eyes flicking back and forth from the middle distance as they search for and are attr