Pular para o conteúdo principal

A maior operação de Digital Signage no mundo é parcialmente adquirida

A Focus Media da China é considerada a maior operação de Digital Signage da atualidade no mundo e tem servido de referência para muitos empreendedores. Após uma escalada vertiginosa de crescimento entre 2003-2007, prejuízos em 2008 fizeram com que seja adquirida. O que está acontecendo com a Focus?

A Focus Media se tornou notória devido a sua rápida evolução no mercado chinês e como uma das primeiras empresas do setor no mundo a abrir capital na NASDAQ (FMCN). Iniciaram operações em 2003, fechando o ano com1.028 LCDs. Em 2004, fecharam o ano com 15.415 LCDs. Em meados de 2007 os números giravam em torno de 131 mil LCDs. Nessa época iniciaram sua metamorfose para uma empresa mais ampla de mídia e passaram a explorar oportunidades também com a mídia estática (similar ao que a NewAD ou Enox fazem hoje no Brasil), mobile marketing e LEDs outdoor (similar ao conceito da Eletromídia). Iniciaram um ciclo de aquisição das principais concorrentes como a CGEN.

Uma das principais curiosidades da rede é que, devido ao custo reduzido de mão de obra na china e também na aquisição de equipamentos, a maior parte do sistema de Digital Signage funcionava sem internet, atualizado por funcionários que devem ficar rodando de bicicleta trocando milhares de cartões SD acoplados as telas todas as semanas.

Ao longo de 2007 as ações subiram 65% e a Focus chegou a valer USD$7 bilhões.

No entanto, ao longo de 2008, as ações despencaram e na segunda metade do ano valiam em torno de USD$35. Atualmente estão sendo negociadas próximo a USD$9. No terceiro trimestre de 2008 foram bombardeados por não terem alcançado metas de receita devido as olimpíadas. Na sequência, tomaram prejuízo de aproximadamente USD$200M em uma das aquisições feitas nem um ano antes. O resultado foi um desvalorização de 80% na empresa em 2008.

Essa desvalorização foi vista como uma excelente oportunidade de negócio para a Sina, um portal de internet na China com o maior faturamento publicitário no país. Visando provar que a queda da Focus foi resultado de má gestão, e não de um mercado ruim, ofereceu comprar parte das principais operações da Focus por mais de $1 bilhão em ações da Sina.

Executivos da Sina acreditam que serão capazes de vender anúncios entre as plataformas online e offline (no caso o Digital Signage da Focus é considerado offline por não utilizar conexão com a internet). Dessa forma aumentam seu leque de possíveis anunciantes e reduzem a dependência nos seus principais setores que são justamente a área financeira, imobiliária e automobilística.

Para maiores informações há algumas matérias no WSJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Digital Out of Home a Primer - Seção 1 - Introdução e Fundamentos

Em abril do ano passado noticiamos a produção do DOOH Primer , documento elaborado pelas principais associações e entidades do setor de OOH nos Estados Unidos e nossa intenção em produzir uma versão em português do documento. O documento consolida os entendimentos mais atualizados globalmente sobre mídia exterior e o Digital Out of Home. Um setor que está em franca transformação digital com aumento significativo de sua relevância como meio de comunicação. Em resumidas palavras, o Primer é o documento indispensável para agências, compradores de mídia e operadores de rede que atuam no mercado DOOH. Está disponível para download mediante cadastro simples: https://www.brasooh.com.br/primer-dooh
  🚀 Navegando as Ondas Transformadoras das Métricas de DOOH 🚀   No dinâmico universo da publicidade, a constante é a mudança, mas os recentes avanços na evolução das métricas de Digital Out-of-Home (DOOH) tem sido uma verdadeira revolução. Nos últimos poucos anos testemunhamos mais transformações do que nas duas décadas anteriores combinadas. A mudança na forma de comprar DOOH em silos para uma integração dessas redes em estratégias omnichannel tem sido um divisor de águas. Enquanto a indústria abraça essa mudança, surge uma nova proposta de valor, impulsionada por dados e métricas.   Para anunciantes e publishers DOOH, essa transição traz oportunidades e desafios instigantes. Após 20 anos de pioneirismo na indústria DOOH e atualmente na posição de head de ad-tech na RZK Digital, um publisher DOOH na liderança da transformação digital e pDOOH no Brasil, aqui estão alguns dos nossos aprendizados recentes para contribuir com essa discussão global.   A fusão do DOOH com

O DOOH programático como meio premium em contextos omnichannel, impulsionado por dados e audiências segmentadas.

Na semana passada o IAB Australiano lançou sua versão atualizada do Attitudes to DOOH 2022 Report . O relatório apresenta resultados de uma pesquisa com 530 profissionais de publicidade entre agências, marcas e fornecedores de tecnologia desse país que é uma das principais referências da atualidade em DOOH programático (pDOOH). Nos fornece uma boa visão das tendências que rumam em nossa direção num prazo relativamente curto.   Algumas das principais estatísticas e conclusões: - 83% das agências já utilizaram pDOOH e 48% fazem uso regularmente. - Utilização de dados e segmentação, flexibilidade no formato de compra e relevância contextual dos ambientes foram os principais motivadores para utilizar pDOOH esse ano. - Impactar com ações diretas cresceu de 17% para 30% desde o relatório do ano anterior.   Em relação a métricas enxergamos que o DOOH está de fato inserido no contexto omnichannel ao compatibilizar seu sistema de métricas de maneira multiplataforma. Quando se trat