Pular para o conteúdo principal

Como utilizar o contexto para drasticamente aumentar o impacto de sua mensagem.

O que ocorre nos momentos exatamente anteriores a entrega de uma mensagem pode ter efeitos drásticos no impacto daquela mensagem. O segmento de Digital-out-of-Home (DOOH) oferece amplas possibilidades para condicionar a execução de campanhas ou maximizar seu impacto com atributos que busquem relevância em seu contexto imediato.  

Explorar o contexto da audiência no momento de consumir uma peça publicitária oferece um olhar no possível estado psicológico em que a mensagem deverá ser inserida. Essa informação, quando utilizada dentro do processo criativo pode ser o elemento que faz a transformação de uma campanha em uma experiência.

Os contextos a que me refiro tradicionalmente levavam em consideração aspectos como local, hora do dia e demografia. Dessa forma o cardápio de um restaurante automaticamente exibe os itens do café da manhã no horário matinal e as refeições para almoço e jantar, enquanto favorece sorvetes de sobremesa para a região costeira e bolo para os restaurantes localizados no interior do país.

Por ser uma mídia digital e localizada, é possível em redes DOOH atrelar outras variáveis não tradicionais como notícias, trânsito, esportes e claro clima, todas com base em dados disponíveis online e atualizados com frequência. Nesse caso, mesmo na região costeira, não se mostraria sorvetes em um dia de chuva e frio.

Mas para causar emoções na audiência que tornem a mensagem memorável, podemos tocar com três elementos mágicos os princípios de nossa natureza, como o da reciprocidade, que diz que nós humanos vamos naturalmente querer dar algo de volta quando algo nos é dado:

1. Personalização. Desenhado para as necessidades específicas de uma pessoa.

2. Relevância. Cria uma percepção alta de valor.

3. Surpresa. Algo inesperado, fora da rotina ou do transe diário.

Ao adicionar esses elementos, evocamos características que humanos atribuem a suas experiências de maior deleite.

Um excelente exemplo foi a campanha realizada no aeroporto de Londres, Heathrow, para promover o serviço de trem Heathrow Express. Há ao menos 4 concorrentes que incluem taxi comum, taxi preto clássico londrino, metrô e ônibus. A ampla oferta de opções traz uma certa confusão a uma decisão importante para o turista e até mesmo para os locais que é saber qual a forma mais eficiente de se chegar ao centro de Londres.

Ao invés de veicular publicidade promovendo os benefícios do trem, foram utilizadas as telas de DOOH posicionadas a altura dos olhos na área de recolhimento das bagagens. A campanha apresentava uma tela com um comparativo dos tempos e valores para a realização do trajeto entre os diferentes meios de transporte.


Os tempos para os destinos entre os diferentes meios foram calculados com base em informações disponibilizadas online, assim como os custos dos trajetos. Mais que isso, a plataforma também associava o conteúdo a origem do vôo, a fim de definir entre 6 idiomas para exibir o conteúdo.

Há personalização pois a campanha é direcionada a viajantes exatamente no momento em que eles precisam decidir seu destino em relação a como realizar o trajeto até a cidade, assim como exibe a informação no idioma local do passageiro. Há relevância quando se constata que ir de taxi custa várias vezes mais do que o bilhete do trem, assim como a depender da hora é também mais rápido. Por fim, é inesperado pois praticamente ninguém percebeu que esse útil serviço de fato é uma campanha publicitária.

 Em um negócio onde as campanhas geralmente são agendadas por 4 semanas, essa campanha rodou por 2 anos!!!! Utilizar de forma inteligente o contexto se provou bom para o viajante, para o anunciante e para o operador da rede.

Nos próximos posts voltaremos a falar sobre a capacidade de condicionar campanhas agora no contexto da palavra da hora, compra programática. Até breve!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Digital Out of Home a Primer - Seção 1 - Introdução e Fundamentos

Em abril do ano passado noticiamos a produção do DOOH Primer , documento elaborado pelas principais associações e entidades do setor de OOH nos Estados Unidos e nossa intenção em produzir uma versão em português do documento. O documento consolida os entendimentos mais atualizados globalmente sobre mídia exterior e o Digital Out of Home. Um setor que está em franca transformação digital com aumento significativo de sua relevância como meio de comunicação. Em resumidas palavras, o Primer é o documento indispensável para agências, compradores de mídia e operadores de rede que atuam no mercado DOOH. Está disponível para download mediante cadastro simples: https://www.brasooh.com.br/primer-dooh
  🚀 Navegando as Ondas Transformadoras das Métricas de DOOH 🚀   No dinâmico universo da publicidade, a constante é a mudança, mas os recentes avanços na evolução das métricas de Digital Out-of-Home (DOOH) tem sido uma verdadeira revolução. Nos últimos poucos anos testemunhamos mais transformações do que nas duas décadas anteriores combinadas. A mudança na forma de comprar DOOH em silos para uma integração dessas redes em estratégias omnichannel tem sido um divisor de águas. Enquanto a indústria abraça essa mudança, surge uma nova proposta de valor, impulsionada por dados e métricas.   Para anunciantes e publishers DOOH, essa transição traz oportunidades e desafios instigantes. Após 20 anos de pioneirismo na indústria DOOH e atualmente na posição de head de ad-tech na RZK Digital, um publisher DOOH na liderança da transformação digital e pDOOH no Brasil, aqui estão alguns dos nossos aprendizados recentes para contribuir com essa discussão global.   A fusão do DOOH com

O DOOH programático como meio premium em contextos omnichannel, impulsionado por dados e audiências segmentadas.

Na semana passada o IAB Australiano lançou sua versão atualizada do Attitudes to DOOH 2022 Report . O relatório apresenta resultados de uma pesquisa com 530 profissionais de publicidade entre agências, marcas e fornecedores de tecnologia desse país que é uma das principais referências da atualidade em DOOH programático (pDOOH). Nos fornece uma boa visão das tendências que rumam em nossa direção num prazo relativamente curto.   Algumas das principais estatísticas e conclusões: - 83% das agências já utilizaram pDOOH e 48% fazem uso regularmente. - Utilização de dados e segmentação, flexibilidade no formato de compra e relevância contextual dos ambientes foram os principais motivadores para utilizar pDOOH esse ano. - Impactar com ações diretas cresceu de 17% para 30% desde o relatório do ano anterior.   Em relação a métricas enxergamos que o DOOH está de fato inserido no contexto omnichannel ao compatibilizar seu sistema de métricas de maneira multiplataforma. Quando se trat