Pular para o conteúdo principal

Digital out of Home a Primer: Marco na indústria DOOH e aproximação com métricas online.


-->

Lançado em final de Março de 2019, “Digital Out-of-Home - A Primer” é um documento compreensivo das melhores práticas do Digital Out-of-home, serve como o guia de referência mais atualizado já produzido por essa indústria para a comunidade publicitária.



O documento foi uma colaboração entre as principais entidades norte americanas de Out-of-Home e o IAB, organização que estrutura e apoia na padronização da mídia na internet desde anúncios no Google ou mídia social. Ao avançar na sinergia com a IAB, é também um documento marco na direção de integrar a indústria do Digital Out of Home (DOOH) com a mídia online.

Muitas dessas entidades são internacionalizadas e apontam a direção global da indústria, não necessariamente restringindo-se ao mercado Norte Americano.
As credenciais abaixo atestam a importância da iniciativa:



Digital Place-Based Advertising Association.
Digital Signage Federation.
Interactive Advertising Bureau.
Geopath.
Out of Home Advertising Association of America.

Para se aproximar da mídia online, o documento alinha definições e padrões para os processos de automação que definirão a geração presente e a futura da indústria de DOOH com impactos em todo o segmento de Mídia Exterior. Em 2017 descrevi em detalhes os passos iniciais que trouxeram a conclusão desse trabalho.

Há anos a indústria OOH discute o tema, mas se fragmenta em relação a definição de padrões para comunicação tecnológica entre as redes. Em maio de 2009 apoiei a ABOOH (na época chamada de ABDOH) a explorar em evento temática sobre padrões, caminhamos muito lentamente desde então. Foi apresentado com clareza no Brasil aos que se interessaram todas as etapas de transformação que ocorreriam nos próximos 10 anos na indústria internacional e nacional de Digital Out of Home.  

A mídia online, por sua vez, que inclui uma variedade de conteúdos multimídia, evoluiu em diversos padrões e se consolidou. Um reflexo direto é a previsão de investimentos em mídia online no mundo superarem os da TV aberta em 2019.

Os avanços que possibilitaram uma harmonização de tecnologias foi a incorporação de padrões web nas modernas redes de DOOH. Enquanto as primeiras gerações exibiam praticamente imagens e vídeos, redes modernas podem integrar com conteúdo web, mídias sociais e até mesmo reagir ao público enquanto se obtém métricas de audiência através de webcams integradas.






Nas próximas postagens apresentaremos uma versão em Português desse documento que é base para o sucesso de Campanhas DOOH, seja para anunciantes ou operadores de redes.

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os segredos do sucesso dos Digital Menuboards

Por que todas as principais redes de alimentação, grandes ou pequenas, tem adotado os Digital Menuboards?  As tecnologias de Digital Signage  são um tempero certeiro no varejo da alimentação. Ver um cheeseburger perfeitamente preparado em uma TV nos fará salivar mesmo que estejamos no sofa de casa distante de um restaurante. Marketing e publicidade digitais tem a capacidade de potencializar o apelo de produtos e serviços. Apelo que ganha ainda mais força quando atuamos no ponto de venda onde o cliente toma sua decisão. Elementos visuais criam estímulos tão poderosos quanto os olfativos na sensação de fome de seus clientes. A lógica é simples: "Se sua comida se apresenta bonita, ela também deve ser saborosa." Redução de espera e agilidade nos pedidos. Seja em lanchonetes, fast-food ou restaurantes gourmet, sempre há momentos de espera. No caso das lanchonetes e fast foods essa espera ocorre na área das filas e onde se conta visualmente com o digital menuboard, enquan

Elemidia eleva o nível da discussão sobre métrica no Brasil

Ontem foi divulgado o resultado da auditoria da PricewaterhouseCoopers sobre o sistema de publicação da Elemídia . Esse é um importante passo não somente para a Elemidia como para toda a nossa indústria, ao elevar a discussão da métrica e confiabilidade dos sistemas de DOOH (Digital Out-of-Home). Ainda hoje algumas das principais empresas no segmento são sujeitas a fornecer "foto checking" ou outros métodos herdados de outros meios para comprovar a veiculação. Com a chancela de uma auditoria e toda a divulgação da Elemidia, elevamos a discussão junto aos anunciantes ao promover a credibilidade dos relatórios de exibição e torná-los o documento padrão . O efeito no médio-longo prazo será que os grandes compradores de mídia passarão a exigir esse nível de credibilidade de todos operadores de redes de mídia DOOH. Empresas como a Accent Health operam 12 mil clínicas no exterior. A Neo Advertising tem em torno de 150 mil telas na Europa e EUA. Imagine se houvesse a neces

JCDecaux em Heathrow e as telas sequenciais

Recentemente escrevi a respeito da pesquisa EyeTracker realizada pela JCDecaux . Embasado nesses resultados, instalaram um projeto no Terminal 5 do aeroporto internacional de Londres (Heathrow) denominado "The Runway". O terminal é conhecido por ser praticamente um shopping de luxo, exibindo marcas como Prada, Bulgari e Tiffany . As 40 telas foram posicionadas no teto e colocadas na vertical. A inovação fica por conta das telas sequenciais, que segundo a pesquisa permite a melhor assimilação das mensagens. O conteúdo será vendido em campanhas de 2 semanas e voltadas para as marcas de luxo como moda, perfumes, joías, viagens de luxo entre outros. Segue o texto em inglês ( o termo saccadic diz respeito exatamente a essa forma de movimentação rápida dos olhos ): Eyetracker – sequential viewing research A key finding is that people on the move look around in a non-linear way, with their eyes flicking back and forth from the middle distance as they search for and are attr